terça-feira, 6 de março de 2012

[Comentário] E o Oscar vai para..




Harry Potter! É... infelizmente não passa de uma brincadeira. Harry termina a série cinematográfica iniciada em 2001, sem nunca ter ganhado um Oscar, o prêmio mais importante da área. Como prêmio de consolação restaram as 12 indicações ao longo dos 10 anos distribuídos pelos oito filmes lançados pela franquia. 
Mas qual seria o motivo de oito filmes de sucesso nunca ter ganhado a estatueta? Afinal, Harry Potter não foi apenas mais uma série. Foi sim a que mais arrecadou dinheiro em toda a história, colocando cinco dos oito filmes nos 10 primeiros lugares na lista de maiores bilheterias da história do cinema. Não é qualquer filme ou séries de filmes que conseguem esta proeza. Fora os livros, que deram inspiração à série cinematográfica, que só perdem em vendas mundiais para a bíblia, livro vendido há mais de 2000 anos.


Então como explicar a falta de critério da academia? Para o intérprete de Harry Potter, Daniel Radcliffe, os filmes foram ignorados. “Eles ignoraram os filmes por eles serem populares.”, diz. Uma explicação bem aceitável, visto que o Oscar não tem no seu histórico premiar 'modinhas' ou filmes que caiam no gosto popular, por mais que este seja bom. Mas será que Harry não tem qualidade em efeitos especiais, fotografia, maquiagem, atuação ou canção original que merecessem um reconhecimento? 
Bem, se é bom ou não, a história do bruxinho já chegou ao fim, e não tem mais como ganhar o Oscar. Ou quem sabe em uma refilmagem futura? Mas isto é outro assunto para outra hora. O que fica de bom é que com certeza para os fãs isto não faz falta. Harry será lembrando para sempre como o marco literário e cinematográfico dos anos 2000.


Nenhum comentário:

Postar um comentário