terça-feira, 23 de julho de 2013

Resenha do livro: "Rádio: 24 Horas de Jornalismo"

Por +Felipe Balthazar




O livro "Rádio: 24 horas de Jornalismo", do autor Marcelo Parada é um ótimo guia para quem está iniciando na carreira do Rádio. Um guia que ensina detalhes que talvez uma vida como repórter, locutor de rádio ou mesmo a faculdade, não ensinarão. Parada relata com simplicidade e objetividade os fatos para obter sucesso na carreira no querido veículo chamado Rádio.

O que chama a atenção é o modo simples que o livro é escrito. Simplicidade é um dos pontos em que Parada mais comenta no livro. Para ele, um bom texto de rádio tem que ser simples, sem deixar de ser bem escrito e informativo. O rádio passa a impressão que é um veículo popular e por este motivo, reportes e locutores acham que não precisa ter um texto culto. Parada condena veemente este tipo de pensamento. Para ele, um repórter sempre tem que manter uma boa escrita e estar atento as regras de português, afinal, não é porque o ouvinte não fala o idioma correto, que o jornalista tenha que faltar ao bom senso do uso da língua.





Mas isso não quer dizer que se deva usar palavras difíceis, no qual o ouvinte precise dar uma pesquisada no dicionário para saber o que significa. Ser fiel ao português culto, não quer dizer que tenha que falar difícil. Apenas o uso correto das palavras e o respeito pelas regras do português já são o suficiente. 

Parada não se restringe apenas a assuntos relacionados a texto e escrita, que ele leva muito a sério, também enfatiza no livro tudo que faz parte do dia a dia do jornalista de rádio. O caminho para a redação, a redação em si, o relacionamento com os colegas de trabalho, a busca pela pauta ideal, como ser objetivo em uma entrevista, a produção de um boletim que não canse o telespectador. Enfim, em 138 páginas Parada consegue falar e especificar lições de aprendizado, que se levadas a risca, organiza o cotidiano e com certeza, traz retorno na carreira profissional.




Desde 1998 Marcelo Parada é diretor de Jornalismo
da Rádio Bandeirantes



Bem, como em todas as minhas resenhas, eu gosto de citar algum trecho do livro, para o leitor interessado ter uma noção do que lhe espera e também para ter um aperitivo da escrita do autor. No livro de Marcelo Parada, a parte que me chamou atenção para uma citação, foi a que ele fala sobre a redação do rádio. "É imprescindível que os integrantes de uma redação se reúnam pelo menos duas horas por semana em encontros produtivos, nos quais o dia seguinte não seja o objeto da conversa. Olhar adiante, o mês que vai começar, pensar em assuntos que podem ser explorados com mais tempo, campanhas que podem ser realizadas. Quem formar uma equipe entrosada e capaz de ver um pouco mais longe já terá dado um passo enorme para fazer uma rádio de qualidade".



Marcelo Parada iniciou sua carreira jornalística em 1984,
na rádio Jovem Pan de São Paulo

A citação ficou meio longa, mas achei necessária. O livro é uma leitura recomendável a todos os profissionais do jornalismo, seja ele do rádio ou não. Pois os ensinamentos de Marcelo Parada, uma pessoa experiente dentro do jornalismo, serve para todas áreas da nossa querida profissão. Desde o acadêmico que procura o primeiro emprego, ao locutor com carreira consolidada. Até porque, o aprendizado nunca tem idade e nem limites.

Até a próxima resenha pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário